domingo, 19 de abril de 2009

DEVANEIOS & SEMIÓTICA: MUNDO MODERNO.


Vivemos a época dos avessos. De tanto esculachar as idiotices de programas televisivos como o "Big Brother" e as pragas derivadas, de tanta orejiza que nos causam os excessos de programas tipo "Pãnico na TV", "Domingão do Faustão e suas cacetadas (como se ouvir a voz do infeliz a tarde toda em loas áos contratados da Globo não fosse em si uma tremenda cacetada)", acabamos por, perdidos sem lanterna numa noite escura e úmida, sem luar, a dar valor a coisas que realmente não o tem.
Explico melhor: a nova onda da internet, mais especifícamente do youtube é uma rotunda e caipira senhora escocesa, feia de doer, que no programa "Britain got talent", o mesmo que revelou o insosso Paul Potts cantando "Nessum dorma" no ano passado - cantando mal, mas isso é secundário claro, estamos a falar de símbolos, semíótica mesmo - que ao criar expectativas negativas baseadas apenas e tão somente em sua peculiar(?) imagem, ao abrir a boca e cantar razoavelmente bem, causou uma catarse coletiva e intergalática, graças á TV e ao Mr. Youtube.
Se todos esperamos pessoas plastificadas, maquiadas, com dentes perfeitos (isso muito me incomoda, como conseguem?), peles de seda, decotes milimetricamente estudados, o oposto, ou seja uma mulher comum e feia = comum sim, porque há muito mais gente feia no mundo que gente bonita, isso é fato, ao surgir na mídia não deveria causar tamanho espanto. Não deveria, mas à exemplo das idióticas cacetadas do gordo global ( que usam risadas pré gravadas para disparar o riso da platéia) somos vacas de presépio a seguir obedientemente á vaca que carrega o guizo.
Se uma pessoa vai a um programa de calouros, não tem a aparência bem cuidada, e sacrilégio dos sacrilégios, canta passavelmente bem e já vira manchete, o mundo realmente está precisando ser fechado por uns dias para avaliação de valores.
O fato da escocesa ter cantado não seria notável se ela fosse menos ingênua? menos feia? menos caipira? O que tem a ver o talento musical (ainda insisto, precário) com aparência, beleza ou estar dentro dos padrões midiáticos? Me surpreende ainda mais, pessoas inteligentes e formadores de opinião do porte de Barbara Gancia (do jornal Folha de São Paulo e blog próprio muito lido) e Paulo Moreira Leite da revista Época, levarem o assunto á baila em seus espaços. Os comentários dos leitores, todos de alma lavada contra os "preconceitos" e verdadeiros valores esquecidos, são ainda um acinte maior á minha já dúbia inteligência. Preciso da opinião do Reinaldo Azevedo e do doido do Mainardi, e se eles também se mostrarem maravilhados com a perua escocesa, eu me retiro....e quem vai reavaliar seus conceitos sou eu mesmo....

Nenhum comentário: